SAÚDE E MOVIMENTO - CLASSIFICAÇÕES DO EXERCÍCIO FÍSICO

by - novembro 01, 2017

Olá queridos (as)!
Primeiramente gostaria de pedir desculpas por não ter postado nada semana passada, a correria foi grande, então não foi possível aparecer por aqui. 

Enfim, vamos ao que interessa, não é mesmo? Pois bem, na última postagem falamos sobre exercício físico e atividade física, enfatizando a diferença entre as duas coisas. Hoje iremos falar sobre alguns exemplos de exercícios físicos em sua classificação. Vamos lá?

Classificações do Exercício Físico

Os exercícios físicos são conhecidos em sua classificação como aeróbios e anaeróbios, onde definimos se existe ou não a presença de oxigênio. Como assim Vavá? Bem, para entender vamos explicar um pouco sobre o que é cada um.


Exercício aeróbio (aeróbico)

Significado: “Com oxigênio”

Os exercícios aeróbicos são exercícios de longa duração, que possuem uma intensidade moderada. Exercícios desse tipo necessitam de oxigênio para produzir energia, pois transformam moléculas de carboidrato, gordura e proteína em moléculas de ATP (adenosina trifosfato), gerando energia para o nosso corpo, ou seja, será necessária a queima de gordura e glicose para a produção de ATP para gerar energia para os músculos. Alguns exemplos de exercício físico são: caminhada, corrida, natação, ginástica, ciclismo. Máquinas como o elíptico, bicicleta, esteira, escada, são usados como auxiliares para a prática de exercício aeróbico. Geralmente esse tipo de exercício trabalha grandes grupos musculares, tornando-se uma boa opção para quem necessita perder gordura.


Exercício anaeróbio (anaeróbico)

Significado: “Sem oxigênio”

Os exercícios anaeróbicos são exercícios com uma duração curta, que possuem uma intensidade alta, ou seja, promove estímulos que são mais intensos. Exercícios desse tipo não dependem de oxigênio para produzir energia, pois sua principal fonte energética é a glicose, que segue outras vias de produção de energia que não necessitam da presença de oxigênio. Cada molécula de glicose é capaz de produzir duas moléculas de ATP, logo esse sistema permite produzir energia de forma rápida, com quantidades pequenas. Os exercícios anaeróbicos são divididos em láticos e aláticos. O anaeróbico lático possui uma alta intensidade com uma curta duração, o alático se diferencia por ter uma duração curtíssima, ou seja, estímulos mais rápidos e mais intensos. Alguns exemplos de exercício físico anaeróbicos são: musculação, “tiros” (corrida, natação), saltos, pular corda, exercícios de força, alguns esportes como: vôlei, tênis, futsal, entre outros. A maioria desses exercícios serve para estimulam a melhoria da força, da resistência e da velocidade.

Essas classificações são feitas de acordo com a fonte energética, porém podemos concluir que  o nosso corpo praticamente nunca irá usar apenas uma fonte de energia.  Temos exercícios que se sobrepõe com características aeróbicas e outros que se sobrepõe com características anaeróbicas e também temos exercícios que misturam as duas características. Então para que você possa ter êxito nos seus resultados, procure um profissional de educação física e juntos encontrem o melhor para você. Não se esqueçam de fazer sua avaliação física, essa ferramenta é primordial para que você colha bons resultados. Lembrem sempre que somos seres ÚNICOS, cada um de nós temos nossa individualidade biológica. Bons treinos!!

Como sabem, meu objetivo aqui é a sua saúde, então espero que os assuntos abordados possam te ajudar a ter uma vida mais saudável. Nossos encontros serão feitos nas quartas-feiras, sem horário definido. Vocês também podem me seguir no instagram @vavafidelispersonal para enviar sugestões de temas e dúvidas referentes às postagens.  Até a próxima!!!

Valentine Fidelis, CREF: 009258-G/PE

You May Also Like

0 comentários